O ministro das Infraestruturas e Habitação reiterou hoje o compromisso do Governo de encontrar os mecanismos para financiar o Metrobus de Guimarães, cujo estudo prévio do projeto avança na próxima semana.
“Há o compromisso de que o Governo irá encontrar os mecanismos necessários e suficientes para financiar o projeto. Não posso hoje comprometer o Governo com essa decisão. Estamos a analisar, primeiro, aquilo que hoje nos apresentaram, porque é a primeira vez que temos acesso ao projeto, para agora avaliar os mecanismos para financiar, seja Fundo Ambiental, sejam outros mecanismos que existem”, disse aos jornalistas Miguel Pinto Luz, em Guimarães, após a apresentação do estudo do metrobus Guimarães–Taipas (1.ª fase).
Já o presidente da Câmara de Guimarães, eleito nas eleições autárquicas de outubro pela coligação PSD/CDS-PP, anunciou hoje estarem reunidas todas as condições, técnicas e financeiras, para que, na próxima semana, se avance para a elaboração do estudo prévio do projeto de metrobus de Guimarães, considerado por Ricardo Araújo como “prioritário” no seu mandato.