A PSP confirmou hoje a detenção de 37 pessoas por delitos antes do jogo de domingo entre Vitória de Guimarães e FC Porto, que os ‘dragões’ venceram (1-0), para a 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
“Os 37 cidadãos detidos foram restituídos à liberdade após as diligências normais. Foram notificados para comparecerem em tribunal no dia de hoje”, adiantou o chefe da área operacional do Comando Distrital de Braga da PSP, Rui Pereira, em conferência de imprensa decorrida na esquadra da Divisão de Guimarães.
Acompanhado por João Martins, chefe da Divisão de Guimarães da PSP, e por Ricardo Amaral, responsável pelo policiamento do jogo, Rui Pereira esclareceu que 33 das 37 detenções se devem a uma “participação em rixa”, decorrida na esplanada de um café numa rua contígua ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
O responsável policial confirmou que essa rixa corresponde a um vídeo difundido na Internet, em que se veem vários homens vestidos de negro a pegarem em cadeiras e a atirarem-nas contra as portas do café, num exemplo de violência no âmbito de eventos desportivos associados ao fenómeno dos ‘casuals’.
“Há grupos de adeptos que frequentemente evitam ser controlados pelas autoridades policiais. Neste caso, o que aconteceu ontem (domingo) é que, naquela zona da cidade, já tínhamos feito o acompanhamento do grosso dos adeptos até ao estádio. Este é um segundo grupo de adeptos que evita a todo o custo o contacto com as autoridades policiais”, disse.