Um estudo com 85 participantes demonstrou que treinar o pensamento positivo tem um "efeito placebo" que pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário de forma não invasiva.
Os autores do estudo, cujos resultados foram publicados na Nature Medicine, treinaram os participantes para ativar a área tegmental ventral (ATV), uma parte do cérebro relacionada com a recompensa, antes de receberem uma vacina contra a hepatite B.
Aqueles que aprenderam a manter uma maior atividade da ATV apresentaram um maior aumento dos níveis de anticorpos após a vacinação, uma descoberta que, segundo os autores, demonstra a possível relação entre a atividade de determinadas vias cerebrais e o sistema imunitário.
Os autores acreditam que, embora sejam necessários ensaios clínicos maiores e mais investigação para confirmar se o pensamento positivo e a atividade da ATV podem ter impacto na saúde imunológica, os resultados podem ser úteis para identificar alvos associados ao efeito placebo em humanos para futuros tratamentos.