22 JAN 2026

A passagem da depressão Ingrid por Portugal continental vai provocar um agravamento significativo das condições meteorológicas em Braga e Viana do Castelo, com chuva intensa, vento forte, queda de neve nas zonas mais elevadas e forte agitação marítima até ao fim de semana.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva poderá ser por vezes forte, passando a regime de aguaceiros acompanhados de trovoada e granizo. Nas terras altas do distrito de Braga, a precipitação poderá ocorrer sob a forma de neve acima dos 800 metros, com possibilidade de descida da cota para os 600 metros, sobretudo entre sexta-feira e sábado.

O vento deverá intensificar-se a partir de quinta-feira, com rajadas que podem atingir 80 a 100 km/h nas zonas altas, aumentando o risco de queda de árvores e constrangimentos na circulação.

No litoral de Viana do Castelo, a agitação marítima será forte, com ondas de noroeste entre 6 e 8 metros, podendo atingir alturas máximas até 15 metros, levando o IPMA a emitir aviso laranja para a região.

As autoridades recomendam especial atenção às deslocações, à proximidade da orla costeira e às zonas de maior altitude, face às condições meteorológicas adversas previstas para os próximos dias.

×