A Câmara Municipal de Vieira do Minho deliberou a realização de uma auditoria externa independente à execução da despesa municipal. A decisão foi tomada em reunião descentralizada, que decorreu no dia 22 de janeiro, na Junta de Freguesia de Guilhofrei.
De acordo com uma nota de imprensa enviada ao Diário do Minho, a proposta, apresentada pelo vice- -presidente da Câmara, «visa reforçar a transparência, o controlo interno e a qualidade da decisão política, assumindo-se como um instrumento estratégico de apoio ao início do mandato, incidindo sobre exercícios a definir».
A nota acrescenta que na mesma reunião foi igualmente deliberado conceder apoio financeiro à Junta de Freguesia de Guilhofrei, no montante de 40.878,00 euros, destinado ao alargamento do cemitério da freguesia, nos termos constantes do respetivo pedido e pareceres técnicos. O executivo deliberou ainda atribuir um subsídio de 50 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, para apoio à sua atividade anual. Foi aprovado um apoio financeiro no valor de 10 mil euros ao Conselho Económico da Igreja Paroquial de São Salvador de Rossas, destinado à reparação do telhado do Centro Pastoral Paroquial.