A Proteção Civil de Braga emitiu um aviso à população na sequência dos alertas meteorológicos divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os dias 26 e 27 de janeiro, que colocam o concelho sob avisos de nível amarelo e laranja devido à previsão de precipitação persistente e, por vezes, forte, bem como vento intenso.
Segundo a informação transmitida pela Proteção Civil, o aviso amarelo para precipitação estará em vigor no dia 26 de janeiro, entre as 06:00 e as 09:00, passando depois a aviso laranja entre as 09:00 desse dia e as 03:00 do dia 27. Durante este período, prevê-se chuva persistente, por vezes forte. Paralelamente, foi também emitido um aviso amarelo para vento, válido entre as 15:00 do dia 26 e as 15:00 do dia 27 de janeiro, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, podendo chegar aos 100 km/h nas terras altas.
Face a este quadro meteorológico adverso, a Divisão Municipal de Proteção Civil de Braga recomenda à população a adoção de medidas de prevenção e autoproteção, nomeadamente a correta fixação de estruturas como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, bem como especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, tendo em conta o risco de queda de ramos ou árvores.
A Proteção Civil aconselha ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a remoção de inertes e objetos suscetíveis de serem arrastados pela água, bem como a adoção de uma condução defensiva, com redução da velocidade, atendendo à possível formação de lençóis de água e à diminuição da visibilidade.
É igualmente recomendado que não sejam atravessadas zonas inundadas, de forma a prevenir o arrastamento de pessoas ou viaturas, e que seja redobrada a atenção nas zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.
A Proteção Civil de Braga apela ainda à população para que se mantenha informada através dos canais oficiais e siga as orientações e recomendações das autoridades.