26 JAN 2026

A ponte de Nasceiros, que liga Guimarães à Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, está encerrada desde domingo devido à subida do caudal do rio Ave, que galgou o tabuleiro daquela estrutura, confirmou fonte autárquica.

Segundo informou, na noite de domingo, a Câmara Municipal de Guimarães, na rede social Facebook, o encerramento daquela ponte “deve-se à forte precipitação registada nos últimos dias e à consequente subida do caudal do rio Ave, que galgou o tabuleiro da ponte, impossibilitando a circulação em condições de segurança”.

Fonte da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso confirmou à Lusa, pelas 11h00, que a ponte continua encerrada “e prevê-se que continue por algumas horas mais”.

A ponte de Nasceiros estabelece a ligação entre a União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, no concelho de Guimarães, e a União de Freguesias de Campos e Louredo, no concelho da Póvoa de Lanhoso.

A autarquia de Guimarães informa ainda que “as restantes pontes e travessias sobre o rio Ave estão a ser permanentemente monitorizadas, no âmbito das ações de vigilância e controlo levadas a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, garantindo uma avaliação contínua das condições de segurança e permitindo uma resposta rápida caso a situação se agrave”.

×