26 JAN 2026

Menos 17 mil episódios de urgência, mais 2.675 utentes com médico de família e o maior número de nascimentos no Norte (2.874) são alguns dos números da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga em 2025, foi revelado.

Em comunicado, a ULS destaca ainda as mais de 44 mil cirurgias realizadas, num ano que ficou marcado por um “momento histórico”, com o arranque da cirurgia robótica.

A ULS destaca também, como outro dos indicadores “mais relevantes” do ano passado, a “redução significativa” do número de episódios registados no Serviço de Urgência.

Ao longo de 2025, contabilizaram-se cerca de 195 mil episódios, menos 17 mil do que em 2024, com particular destaque para a diminuição verificada na urgência pediátrica. “Esta quebra resulta do trabalho contínuo de sensibilização junto da população, promovendo o contacto prévio com a linha SNS 24, um encaminhamento mais adequado e, sempre que possível, o autocuidado no domicílio”, sublinha.

Na atividade assistencial programada, a ULS Braga aponta um “volume expressivo de consultas” médicas e de enfermagem, que nos cuidados de saúde primários se cifraram em 1.771.000.

No que respeita à descentralização dos cuidados, através do Serviço de Atendimento Complementar, realizaram-se cerca de 19 mil consultas aos sábados, domingos e feriados, assegurando a continuidade de cuidados clínicos mais próximos da comunidade. Já as consultas hospitalares de especialidade totalizaram 570 mil, representando um aumento de cerca de 3.500 consultas face a 2024.

Por outro lado, o Hospital de Braga registou mais de 33 mil episódios de internamentos ao longo de 2025, um ano que também ficou ainda marcado pelo arranque da Hospitalização Domiciliária.

A resposta de acompanhamento ao domicílio ao nível dos cuidados de saúde primários contou com a realização de mais de 68 mil consultas médicas e de enfermagem.

×