26 JAN 2026

O projeto Comunidade Criativa de Inclusão Digital de Vila Verde (CCIDVV), que foi lançado pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa tendo por objetivo o combate ao analfabetismo funcional e ao analfabetismo digital, já começa a dar os primeiros frutos nas comunidades que foram identificadas pela instituição naquele concelho.

Financiado pelo Programa Portugal Inovação Social, este projeto tem vindo a dar resposta a estes dois desafios, de forma integrada, atuando nas comunidades de Regalde de Cima, Regalde de Baixo e Cabanelas.

Os resultados divulgados pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha, através das suas redes sociais, revelam que «à medida que avançam as sessões do módulo “Alfabetização pelos Meios Digitais”, as participantes demonstram progressivamente maior autonomia e segurança, tanto na leitura e escrita como na utilização dos computadores enquanto ferramentas de aprendizagem».

O Projeto Comunidade Criativa de Inclusão Digital de Vila Verde (CCIDVV) tem uma duração prevista de três anos e dirige-se maioritariamente a mulheres de etnia cigana, mas também à população sénior e jovem, promovendo a inclusão digital, a autonomia, a saúde mental e a empregabilidade.

×