08 JUL 2025

A Câmara de Viana do Castelo aprovou o lançamento de um segundo concurso para a construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo por pelo menos 2,1 milhões de euros, acrescido de IVA.

A proposta para “Aprovação do projeto de execução e lançamento do concurso. Centro de Alojamento Temporário – Unidade de Pernoita”, apresentada na reunião do executivo, foi aprovada com a abstenção do CDS-PP e os votos favoráveis do vereador do PSD e do independente, a par dos cinco eleitos do PS e a vereadora da CDU.

O presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), explicou que o primeiro concurso ficou deserto e no fim da sessão, em declarações aos jornalistas, alertou que, se acontecer o mesmo a este procedimento, o projeto fica sem o "financiamento de 100% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)".

Para não perder o financiamento do PRR, a obra tem de estar concluída até junho de 2026, explicou. "Se o concurso ficar deserto novamente, perdemos a oportunidade. Até posso tentar financiar com outro programa, mas já não será a 100%", afirmou.

×