27 JAN 2026

Encerramento de pontes, estradas e ecovia, inundações de habitação e esplanada, queda de árvores, perturbações no trânsito automóvel. Estes são os principais efeitos do mau tempo sentido ontem na região do Minho, com várias entidades locais a emitir alertas de cheias em rios por causa da passagem da depressão Joseph.

A ponte de Nasceiros, que liga Guimarães à Póvoa de Lanhoso, continuava encerrada devido à subida do caudal do rio Ave, que galgou o tabuleiro daquela estrutura no domingo, «impossibilitando a circulação em condições de segurança», informou a Câmara de Municipal de Guimarães.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso prevê que a ponte continue encerrada «por algumas horas mais». A Proteção Civil Póvoa de Lanhoso informou a população que estavam a ser efetuadas «descargas na Barragem da Caniçada (bacia do Rio Cávado), o que provocará a subida do caudal do rio. No aviso, pedia à população das zonas ribeirinhas abrangidas pelas cheias (Monsul, Verim, Friande, Ajude e Águas Santas) adotem medidas de prevenção.

×