27 JAN 2026

Os parques eólicos ‘offshore’ previstos para Viana do Castelo e Figueira da Foz podem criar até 9.400 empregos na fase de construção, impactar a qualidade dos ordenados e aumentar a população residente, revela um estudo das associações empresariais.

O documento, a que a Lusa teve hoje acesso, estima um potencial impacto económico agregado no volume de negócios anual dos parques de produção de energia eólica ‘offshore’ de Viana do Castelo e da Figueira da Foz na ordem dos 674 milhões de euros.

“As estimativas [...] apontam um potencial de impacto económico agregado anual da ordem dos 127 milhões de euros de aumento no volume de negócios das empresas da região de Viana do Castelo, e de 547 de aumento no volume de negócios no tecido empresarial da região da Figueira da Foz”, descreve o estudo Impacto dos Parques de Energia Marítima Offshore na Estrutura Empresarial das regiões de Viana do Castelo e Figueira da Foz.

O documento, que vai ser apresentado na quarta-feira em Viana do Castelo, conclui que os impactos socioeconómicos estimados apontam para a criação, na região de Viana do Castelo, de entre 1.300 a 1.400 empregos na fase de construção, para além de 120 empregos na fase operacional.

Na zona da Figueira da Foz, “estima-se a criação de 7.500 a 8.000 empregos na fase de construção, e mais de 700 empregos nos 25 anos de exploração do parque eólico”, acrescenta o estudo, promovido pela Associação Empresarial de Viana do Castelo – Câmara de Comércio e Indústria e pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz.

Estas estimativas “dizem respeito ao valor global de criação de novos empregos na região (até 100 quilómetros, ou com tempo de viagem de superior a uma hora), sendo que os novos empregos que surgirão em cada um dos concelhos (Viana do Castelo e Figueira da Foz) deverão corresponder a cerca de metade destes valores”, explica.

Os investimentos associados “deverão superar 3.000 milhões de euros em Viana do Castelo e os 15.000 milhões de euros, no caso da Figueira da Foz", acrescenta.

×