Estamos no inverno e os dias de mau tempo têm vindo a prolongar-se. Com o agravamento das condições meteorológicas, a Proteção Civil relembra à população a importância de adotar as medidas de prevenção e autoproteção necessárias. Saiba quais.
Em dias de maior precipitação e com risco de cheias, a autoridade recomenda que se evitem deslocações, circulação e permanência junto às margens dos rios, uma vez que os níveis de água poderão subir rapidamente. Já quem reside ou desenvolve atividade nas proximidades destas zonas, deve manter uma vigilância redobrada. A Proteção Civil recomenda também que se retirem das imediações dos rios todos os bens suscetíveis de serem arrastados pela água, nomeadamente máquinas, equipamentos, veículos, materiais agrícolas e outros objetos.
No que toca a situações de vento forte, a Proteção Civil recomenda a garantir a adequada fixação de estruturas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas, bem como garantir especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, mantendo atenção à possibilidade de queda de ramos e árvores, e a adotar uma condução defensiva.
No que toca à proteção contra o frio, a autoridade recomenda que mantenha o corpo hidratado e quente e que se mantenha protegido do frio e com a casa quente. Pede ainda que esteja especialmente atento se tiver algum problema de saúde e em contacto e atento aos outros.
A autoridade recomenda ainda a acompanhar atentamente as atualizações meteorológicas e os avisos das autoridades, protegendo-se e protegendo os que o rodeiam. Em caso de emergência, pede que contacte o 112.