O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
“Temos uma previsão que nos está a indicar que vamos ter um período prolongado de precipitação a partir de domingo”, adiantou Nuno Lopes, do IPMA, numa conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras.
Segundo o meteorologista, para sábado está prevista pouca precipitação, mas a partir de domingo deverá chover todos os dias praticamente em todo o território nacional, mas, sobretudo, no norte e no centro, regiões “onde já tem chovido muito ao longo dos últimos dias”.
“Temos previsões que indicam que vamos ter mais de 160 milímetros (160 litros por metro quadrado) distribuídos ao longo da semana na parte norte do território, mas também a parte sul será afetada”, adiantou Nuno Lopes, referindo que as previsões apontam ainda para agitação marítima forte a partir do início da próxima semana, com queda de neve e alguns episódios de vento.
“O que se espera é uma semana que provavelmente iremos classificar como muito chuvosa”, disse Nuno Lopes, ao realçar que as previsões para a próxima semana não apontam para uma intensidade semelhante à registada com a depressão Kristin.