A CERCI Braga – Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos Mais Incluídos vai instalar, até abril, um Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação para Pessoas com Deficiência e Incapacidade na freguesia de S. Vicente, que prestará serviço a cem utentes.
A informação foi avançada pela presidente da CERCI, Vera Vaz, no âmbito das comemorações dos 15 anos da instituição, que contemplaram ontem a realização de uma mesa- -redonda sobre “Filantropia e Economia Social” e a entrega de prémios de gratidão, no Innside Meliá.
A responsável explicou que a abertura deste espaço representa a sedimentação do projeto MAIS – Mobilidade, Apoio e Inclusão Social, que arrancou no final de 2024, com financiamento do BPI Capacitar e Portugal Inovação Social.
«O projeto consiste em levarmos a nossa equipa a famílias que não têm qualquer tipo de resposta social e que se encontram em situação de exclusão social. Arrancámos com este projeto com uma média de 40 a 60 beneficiários, entre cuidadores e pessoas com deficiência», refere.
Estes serviços são «maioritariamente no domicílio ou em contexto comunitário», incluindo «apoio psicológico, acompanhamento social ou encaminhamento para respostas».