04 FEV 2026

O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, acolhe, no dia 11 de fevereiro, a apresentação pública do projeto “Bom Jesus: Requalificar III”, considerado estruturante, capaz de reforçar a legibilidade do sítio e a sua fruição contemporânea, sem comprometer a autenticidade e o valor simbólico que o definem. A sessão realiza-se no Hotel do Parque, a partir das 10h00, com a participação de diversas entidades institucionais, sublinhando a relevância cultural, patrimonial e territorial desta intervenção.

Segundo a Confraria do Bom Jesus, a sessão de abertura será presidida pelo presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, o cónego Mário Martins, contando com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues; do presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N e do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.

Para os responsáveis do Bom Jesus, trata-se de uma intervenção estratégica que consolida a requalificação global deste conjunto classificado como Património Mundial da UNESCO, aprofundando a compreensão das suas dimensões histórica, religiosa e cultural, e qualificando de forma decisiva a experiência de visita.

Em comunicado enviado ao Diário do Minho, a Confraria do Bom Jesus refere que, entre os elementos centrais desta intervenção destaca-se o Centro Interpretativo o Jardim de Camilo e os apeadeiros do Elevador do Bom Jesus, equipamento singular que representa não apenas um marco da engenharia e da inovação técnica, mas também um eixo essencial de acessibilidade, leitura e ligação entre os diferentes níveis do santuário.

«A sua valorização e integração no projeto reforçam o papel do elevador como componente identitária do Bom Jesus, facilitando o acesso universal e promovendo uma experiência de visita mais inclusiva, informada e qualificada», especificam os responsáveis.

A entrada é gratuita, mas requer inscrição até ao dia 9 de fevereiro, através do e-mail [email protected].

×