05 FEV 2026

O projeto europeu Life Revive vai investir 524 mil euros, a partir desde ano e até 2030, na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez. Segundo o município, o plano de intervenções a realizar vai ser definido, na sexta-feira, na Universidade de Évora, entidade coordenadora do projeto Life Revive.

Em Arcos de Valdevez, o projeto pretende “melhorar o estado ecológico do rio Vez, através de soluções inovadoras, baseadas na natureza, que promovem a biodiversidade, a adaptação às alterações climáticas e a valorização sustentável dos ecossistemas fluviais”.

O rio Vez será alvo de “ações piloto pioneiras em Portugal, destacando-se o restauro da conectividade fluvial, através da melhoria de obstáculos existentes, facilitando a passagem de peixes migradores”.

O projeto prevê ainda “a criação e renaturalização de áreas de desova para espécies indicadoras como a truta e o salmão-atlântico, mediante a melhoria das condições naturais do leito do rio e a valorização ecológica de vários quilómetros do rio Vez, contribuindo para o aumento da biodiversidade e para a melhoria da qualidade da água”.

×