As consequências do mau tempo têm-se feito sentir também no Alto Minho. Na madrugada desta sexta-feira, o rio Minho transbordou e chegou ao muro das termas novas de Monção, tendo inundado, entre outras zonas, o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção, José Passos, explicou que desde o leito do rio, as águas avançaram mais de 100 metros, chegando a inundar o rés do chão das termas velhas.
A preocupação dos bombeiros é a água que está na cave das termas novas, onde se encontram as bombas do edifício. «Estamos a tentar resolver a situação, mas contra a forma da natureza não é fácil. Era uma ajuda se as descargas da barragem de Frieira, na Galiza, diminuíssem», afirmou.
O mau tempo levou também a Câmara de Arcos de Valdevez a encerrar uma estrada municipal, na freguesia de Cendufe, em risco deslizamento, após a derrocada do talude de suporte à plataforma da via, revelou o presidente da Câmara.
Segundo Olegário Gonçalves, a derrocada «está a 20 centímetros estrada, não causou vítimas, nem dados materiais». O autarca social-democrata afirmou que os serviços municipais já se encontram no local a avaliar a situação e que «provavelmente o trânsito será reaberto na faixa menos afetada».