A circulação ferroviária entre o Minho e Lisboa está temporariamente comprometida devido ao corte de um troço da Linha do Norte, provocado pelos efeitos do mau tempo que tem atingido o país nas últimas semanas.
De acordo com informação divulgada esta manhã pela Infraestruturas de Portugal (IP), a circulação encontra-se suspensa entre Alfarelos e Coimbra B, impedindo a normal ligação ferroviária entre o Norte do país e a capital. A interrupção afeta diretamente passageiros provenientes do Minho que utilizam os serviços de longo curso, como os comboios Intercidades e Alfa Pendular, para viajar para Lisboa.
A empresa gestora da rede ferroviária explica que as “condições meteorológicas adversas” provocaram inundações, queda de árvores e acumulação de detritos na via, situações que obrigaram à suspensão do tráfego por razões de segurança e à intervenção de equipas técnicas no terreno.
Além da Linha do Norte, registam-se ainda constrangimentos noutras linhas da rede nacional, nomeadamente no Douro, Oeste, Beira Baixa, Cascais e Vendas Novas.
O mau tempo, associado à passagem sucessiva das depressões Kristin, Leonardo e Marta, já provocou várias vítimas mortais, centenas de desalojados e danos significativos em infraestruturas, habitações e vias de comunicação.
O Governo prolongou a situação de calamidade em dezenas de concelhos do país.