10 FEV 2026

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira para o risco de inundações em várias bacias hidrográficas do Norte do país, com especial preocupação para os rios do Minho, onde a precipitação prevista para as próximas horas poderá agravar significativamente a situação.

Em conferência de imprensa, o comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, destacou que os rios Lima, Cávado, Ave e Minho estão entre as bacias que requerem “particular atenção”, face à previsão de chuva persistente e por vezes forte.

“A previsão de precipitação para estas bacias é bastante elevada para o dia de amanhã, podendo haver situações que causem inundações”, alertou o responsável, sublinhando que os concelhos ribeirinhos devem manter-se vigilantes.

A Proteção Civil apelou à prudência das populações, recomendando a adoção de medidas preventivas, nomeadamente a limpeza de sistemas de drenagem, a retirada de bens das zonas mais baixas e a evitação de atravessamento de áreas inundadas.

No balanço operacional das 12h30, estavam ativados 11 planos distritais e 124 planos municipais de emergência, além de situações de alerta declaradas em 19 municípios. As autoridades mantêm equipas no terreno e acompanham a evolução hidrológica e meteorológica em permanência.

Desde 28 de janeiro, a passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta provocou 15 vítimas mortais em Portugal, além de centenas de feridos e desalojados. O mau tempo causou ainda danos significativos em habitações, empresas e infraestruturas, com queda de árvores, cortes de estradas, falhas de energia e várias ocorrências de cheias.

×