10 FEV 2026

Desde 22 de janeiro, um “comboio” de depressões atlânticas tem atravessado o Atlântico e afetado Portugal, com chuva persistente, vento forte e agitação marítima que prolongaram o mau tempo em toda a faixa norte e centro do país.

As principais depressões nesta sequência foram Ingrid, seguida por Joseph, depois Kristin e já em fevereiro sistemas como Leonardo e Marta chegaram a trazer instabilidade, mais recentemente associou-se também o nome Nils aos centros de baixa pressão em circulação no Atlântico.

Segundo os avisos meteorológicos mais recentes do IPMA, as condições de precipitação persistente e agitação marítima continuam em vigor em Braga e no Norte até 11 de fevereiro, com chuva por vezes forte e ondas de oeste/noroeste com altura significativa elevada registadas em avisos amarelo e laranja em várias zonas do continente.

A previsão do IPMA indica que este padrão de precipitação persistente deve manter-se pelo menos até ao final do dia 11 de fevereiro, com tendência a redução gradual da instabilidade a partir de 12 de fevereiro,quando os avisos começam a diminuir de intensidade e a chuva tende a perder força.

Em resumo, com base nas previsões do IPMA, o período mais ativo de mau tempo, associado às depressões Ingrid, Joseph, Kristin, Leonardo, Marta e às condições restantes de Nils, deverá seguir em abrandamento a partir de meados da semana (em torno de 12 de fevereiro), embora ainda se esperem episódios de chuva e vento fracos até lá.

×