11 FEV 2026

Três pessoas foram retiradas de casa na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, devido ao segundo deslizamento de terras no concelho, disse hoje fonte da proteção civil.

Fonte do Comando Sub-Regional do Alto Minho, o deslizamento de terras atingiu uma casa devoluta que ficou “bastante danificada” e ameaça uma segunda casa de onde foram retiradas as três pessoas.

De acordo com a fonte, “apesar de a casa não ter sofrido danos significativos, os três residentes vão ser realojados pelo serviço municipal de proteção civil devido à elevada quantidade de terra que encostou à habitação”.

O alerta para o deslizamento de terras foi dado às 15:41.

Ao local compareceram 20 operacionais e oito viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, serviços municipais de proteção civil, sapadores florestais e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

Anteriormente, cerca das 11:01 um outro deslizamento de terras, destruiu parcialmente uma habitação e soterrou um veículo ligeiro, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas.

Na sequência do deslizamento de terras, 20 pessoas foram, por precaução, retiradas de casa.

×