12 FEV 2026

A Serra d’Arga passa a ser oficialmente classificada como Zona Especial de Conservação (ZEC) a partir desta quinta-feira, com a entrada em vigor do regime jurídico previsto no decreto-lei hoje publicado em Diário da República.

O processo de classificação teve início em 2017, por iniciativa dos municípios de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira, como forma de travar projetos de mineração na área. Em 2022, o Governo excluiu a serra do concurso para a prospeção de lítio, após forte contestação das populações e autarquias.

Com a nova classificação, a Serra d’Arga passa a beneficiar de um regime especial de proteção de habitats e espécies, no âmbito da Rede Natura 2000, garantindo a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Com cerca de 10 mil hectares, o território destaca-se pela riqueza natural, com 10 habitats de importância comunitária, 546 espécies de plantas, 32 raras ou ameaçadas, e mais de 180 espécies de vertebrados selvagens. A área terá ainda um plano de gestão próprio.

×