A Junta de Freguesia de Lanhelas avançou que, durante a tarde desta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, ocorreu uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, situada na Rua João Costa e Silva.
A tentativa de assalto, que a autarquia considera um "ato desprezível e profundamente desrespeitador de um espaço público e religioso", apenas resultou em danos materiais, nomeadamente a destruição parcial da porta do edifício, de modo a possibilitar a entrada dos alegados assaltantes.
A Junta de Freguesia garante assim que não foram furtadas quaisquer esmolas ou bens e que o interior da capela não foi vandalizado. Repudia ainda "este tipo de comportamentos, que atentam contra o património coletivo, a fé e a identidade da nossa comunidade", que afirma terem ocorrido também em freguesias vizinhas.
Para a autarquia, é de "lamentar que indivíduos de mau íntimo se aproveitem das condições de mau tempo e da menor circulação de pessoas para praticar estes atos condenáveis". Apela assim à população para que, perante qualquer movimentação suspeita, contacte de imediato as autoridades, contribuindo para a proteção dos espaços e bens comuns.