A jovem Catarina Inês Gomes, aluna da ETG – Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos, venceu o XXII Concurso Internacional de Criadores de Moda de Vila Verde, realizado na Adega Cultural. O desfile de moda decorreu na noite do Dia dos Namorados, na Adega Cultural de Vila Verde, voltando a evidenciar a tradição do lenço de namorados, cujos motivos servem de inspiração aos concorrentes.
Pela primeira vez na história deste concurso, o primeiro prémio foi atribuído a um coordenado masculino. A vencedora, Catarina Gomes, de 16 anos, não escondeu a sua satisfação e emoção após o seu nome ter sido anunciado no final da gala, à qual assistiram cerca de 600 pessoas.
«Não estava nada à espera que a minha peça fosse a escolhida. À medida que ouvia o nomes dos premiados pensava: já não vai ser este ano, vou tentar no próximo. Quando anunciaram o primeiro prémio, fiquei muito feliz. Foi incrível mesmo, até porque ainda não tinha sido atribuído o primeiro prémio a um coordenado masculino neste concurso», confessou Catarina Gomes.
A peça, apresentada na passarela pelo modelo Luís Borges, foi inspirada num fato de gala militar, procurando evocar a saudade e o amor. «Antigamente, os homens tinham que cumprir o serviço militar e as mulheres ficavam, com o 'coração apertado', à espera que eles regressassem. Foi esta realidade que me inspirou», afirmou a jovem estilista, que participou neste concurso pela primeira vez a título individual, com o coordenado número 60.
Recebeu um cheque no valor de 1.500, patrocinado pelo Município de Vila Verde.