O mau tempo vai continuar a marcar os próximos dias no Minho, com previsão de chuva persistente até quinta-feira, embora sem situações consideradas gravosas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a meteorologista Cristina Simões, a precipitação vai afetar sobretudo as regiões Norte e Centro do país, sendo o Minho uma das zonas onde a chuva poderá ser mais intensa, especialmente na quarta-feira.
“Vamos continuar com precipitação nas regiões do norte e centro. Não é uma situação de nada muito gravoso, no entanto sempre com alguma precipitação”, explicou à agência Lusa.
Na quarta-feira, a passagem de uma superfície frontal de norte para sul deverá trazer períodos de chuva mais persistente ao Minho e ao Douro Litoral. À medida que o sistema se desloca para sul, perderá intensidade, chegando ao Alentejo já sob a forma de chuva fraca.
Para esta terça-feira, estão previstos períodos de chuva, em especial no Norte, acompanhados de vento fraco a moderado do quadrante oeste, podendo soprar com mais intensidade nas terras altas.
A partir de sexta-feira, dia 20, o cenário meteorológico deverá alterar-se, com o afastamento da precipitação e o regresso do tempo seco.
Segundo o IPMA, o próximo fim de semana deverá trazer dias de sol e sem chuva, também no Minho, proporcionando uma melhoria significativa das condições meteorológicas após vários dias consecutivos de precipitação.