A Assembleia Municipal de Braga decidiu na noite de sexta-feira, em conferência de líderes, e por proposta de Bruno Machado, da Iniciativa Liberal, converter a petição da Braga Ciclável “Pela Instalação de um Sistema Público de Bicicletas Partilhadas em Braga” numa recomendação ao executivo da Câmara de Braga, que será apreciada e votada na próxima sessão ordinária já agendada para meados de setembro.
A decisão foi tomada depois da apresentação da petição que foi alvo da apreciação pela Comissão Permanente de Urbanismo, Planeamento, Ambiente, Trânsito e Proteção Civial da Assembleia Municipal. João Forte, da Braga Ciclável usou da palavra para explicar que a petição visa solicitar a instalação «na cidade de um sistema público de bicicletas partilhadas, à semelhança do sistema GIRA em Lisboa, que seja operado pelos TUB, e que posua mil bicicletas, 1440 docas espalhadas por 72 estações».
Explicada a petição, seguiu-se um período de discussão envolvendo as forças partidárias, já com um forte toque a pré-campanha eleitoral.