Uma investigadora da Escola de Ciências da Universidade do Minho está a recorrer a zonas húmidas construídas para tratar e reutilizar águas residuais de forma ecológica e eficiente. O projeto chama-se “Wetlands e economia circular – uma solução sustentável para os recursos hídricos” e está a ser desenvolvido por Patrícia Gomes no Instituto de Ciências da Terra, na ECUM, em Braga.
Perante os desafios das alterações climáticas, Portugal “terá de repensar” a forma como gere a água. Para Patrícia Gomes, é necessário “apostar na eficiência, na reutilização de águas residuais tratadas e na descentralização dos sistemas de saneamento, através de soluções como zonas húmidas construídas”.
A investigadora aponta soluções que passam pela implementação de técnicas de gestão integrada e adaptativa dos recursos hídricos, aliada à educação da população sobre o valor da água, ao investimento em inovação e à adoção de soluções baseadas na natureza. Este cenário representa uma oportunidade para repensar o modelo hídrico nacional com base na sustentabilidade, na economia circular e na resiliência climática.