Cerca de 90 estudantes da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho realizam o seu primeiro voo em contexto académico este sábado, no aeródromo do Alto Minho (Cerval), em Vila Nova de Cerveira.
A "janela de voo" vai decorrer das 12h45 às 15h30. No hangar haverá vários ultraleves prontos para sobrevoar as margens do rio Minho, com o apoio de pilotos e engenheiros.
Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo ("PAM Aero"), os estudantes testam a nível prático o que aprenderam na teoria, resume o diretor do mestrado de Engenharia Aeroespacial, Gustavo Rodrigues Dias. Os alunos, na maioria do 1.º ano, vão ainda interagir com os profissionais do aeródromo para projetos desenvolvidos em contexto de aula.
Na licenciatura – curso com a terceira nota mínima de entrada mais alta do país (18,85 valores) –, uma das disciplinas tem vindo a desafiar os estudantes com projetos de conceção e construção em parceria com o setor: em 2024, criaram um planador com materiais em fim de vida em parceria com empresas locais, em 2025, estudaram e afinaram um planador de aeromodelismo, e em 2026, os alunos lançarão um balão atmosférico que recolherá informação atmosférica até aos 36km de altitude.