28 JUL 2025

A Câmara de Ponte da Barca acionou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) devido ao incêndio que deflagrou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

“Informa-se a população que se encontra ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Ponte da Barca, devido às ocorrências de incêndios no concelho, desde as 00:00 de 28 de julho de 2025”, de acordo com a lei, lê-se na publicação do município na sua página na rede social Facebook.

De acordo com aquela legislação, “todos os cidadãos e demais entidades privadas estão obrigados, no território continental, a prestar às autoridades de proteção civil a colaboração pessoal que lhes for requerida, respeitando as ordens, orientações e solicitações que lhes sejam dirigidas, correspondendo a recusa do seu cumprimento ao crime de desobediência”.

Os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca apelam à doação de bens necessários na luta contra o fogo, tais como garrafas de água de 0,5l, bebidas energéticas, enlatados e barras de cereais. As doações podem ser deixadas no quartel dos bombeiros barquenses.

×