29 JUL 2025

As obras de requalificação da Praça Conde Agrolongo (Campo da Vinha) foram aprovadas na reunião do Executivo Municipal (com abstenção do PS e voto contra da CDU), mas nada há a fazer quanto ao edifício envidraçado ali construído, que se vai manter. O bar ali situado será reposicionado e os espaços comerciais, cujo arrendatário é a empresa privada Braga Parques, vão manter-se também inalterados.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga, «tecnicamente, seria quase impossível fazer essa correção». «Aliás, essa questão é uma das que nos impede de fazer uma obra mais abrangente, desde logo com a remoção para aquilo que ficou comumente designado pela esmagadora maioria dos bracarenses pelo “mamarracho”, que retira enquadramento e visibilidade à praça, e, obviamente, não é algo que gostaríamos de ter no resultado final da praça, mas não podemos intervir face ao seu valor financeiro que isso implicaria», sustentou.

Esta empreitada tem um valor global de 3.488.505,86 euros, sendo que 2.703.000 serão suportados pelo NORTE 2030-2024-35. A autarquia investirá, assim, perto de 790 mil euros. O projeto propõe novas zonas de coexistência e acessibilidades.

×