A Cruz Vermelha Portuguesa ativou em Ponte da Barca o REST SPACE, uma estrutura móvel e modular que visa oferecer aos operacionais “condições dignas de descanso, higiene, apoio psicossocial e recuperação física”.
Capaz de acolher até 100 operacionais em simultâneo e 500 em regime rotativo, a estrutura representa “uma resposta inédita no contexto nacional, projetada para acompanhar as exigências físicas e emocionais do combate aos fogos florestais, cada vez mais frequentes e intensos”, refere a Cruz Vermelha, em comunicado.
O incêndio em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, deflagrou há quase uma semana e esta sexta-feira, pelas 9h00, mantinha-se com duas frentes ativas em zona florestal e de mato, com 664 operacionais, 227 viaturas e um meio aéreo no terreno. Este fogo já destruiu uma extensa área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Segundo Gonçalo Orfão, Coordenador Nacional de Emergência da CVP, esta estrutura ativada pela primeira vez em Ponte da Barca foi concebida “como uma resposta rápida centrada nas pessoas, que assegura o bem-estar integral dos operacionais”.