O Conselho de Ministros autorizou a permuta do Palácio dos Biscainhos, onde se encontra instalado o Museu dos Biscainhos, pelo Recolhimento das Convertidas. Este segundo monumento de interesse público passará, deste modo, a ser propriedade da CIM Cávado, e posteriormente da Câmara Municipal de Braga, concluindo assim um processo iniciado em 2017 e concretizando um dos grandes anseios de Ricardo Rio, que durante a recente cerimónia de inauguração do Museu dos Biscainhos, voltou a reforçar a urgência em ver este processo concluído ainda antes do final do seu mandato.
A decisão aprovada em Conselho de Ministros do dia 7 de agosto, vem autorizar formalmente o processo de permuta de Imóveis entre o Estado e a CIM Cávado, uma “troca” que se encontra inserida num pacote aprovado, que inclui não apenas o Palácio dos Biscainhos, que passará para a tutela do Ministério da Cultura, nomeadamente da Museus e Monumentos de Portugal, mas também outros monumentos.
Neste processo de permuta de imóveis entre o Estado e a CIM Cávado, agora autorizado pelo Conselho de Ministros, encontram-se também incluídos os Terrenos do Campus do Vilar, o Recolhimentos da Caridade e das Convertidas e a Escola D. Luís de Castro passam para a propriedade da CIM Cávado concluindo-se assim o processo iniciado 2017.