25 AGO 2025

A Universidade do Minho vai acolher, nos dias 9 e 10 de setembro, a iniciativa “Jornada Académica dos Serviços Públicos”, que leva profissionais das Lojas de Cidadão até ao campus para apoiar os novos estudantes no arranque do ano letivo 2025/2026.

A medida, promovida pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), pretende facilitar a integração académica e pessoal dos jovens, permitindo que resolvam no próprio espaço universitário serviços públicos essenciais.

Durante a presença da jornada em Braga, será instalado um espaço gov.pt na Universidade do Minho, onde os estudantes poderão tratar de assuntos como a ativação da Chave Móvel Digital, a alteração de morada, o pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença, a instalação da app gov.pt com integração de documentos digitais (como o cartão de aluno ou o cartão jovem) e até solicitar apoios como o Cheque Nutricionista e o Cheque Psicólogo.

Segundo a ARTE, esta proximidade pretende “apoiar os estudantes numa fase decisiva, disponibilizando no campus universitário serviços públicos que têm impacto direto no percurso académico e pessoal”.

Para muitos caloiros minhotos, a presença das Lojas de Cidadão na receção representa uma poupança de tempo e burocracia, evitando deslocações e agilizando processos fundamentais para o dia a dia estudantil.

Além disso, a iniciativa promove também a Academia Portugal Digital, que permitirá a alunos e docentes da UMinho inscreverem-se em cursos gratuitos para reforçar competências digitais consideradas essenciais para o futuro académico e profissional.

Com esta ação, a Universidade do Minho reforça o seu papel como instituição que não apenas recebe novos estudantes, mas que também os apoia de forma prática na sua entrada no ensino superior.

×