27 AGO 2025

A solução arquitetónica prévia que os Transportes Urbanos de Braga (TUB) contrataram para a execução do BRT de Braga prevê a demolição do viaduto da Rotunda Santos da Cunha e o fecho definitivo do túnel que atravessa o troço mais problemático da freguesia de Maximinos. 

«O túnel na rotunda de Maximinos será eliminado, passando toda a circulação viária e do BRT a ser realizada à superfície, possibilitando uma mais fácil ligação entre as áreas laterais ao corredor», propõe a solução a que o Diário do Minho teve acesso. 

O pré-projeto acrescenta que «o viaduto na Rotunda do Comendador Santos da Cunha será eliminado, passando a circulação viária neste troço a ser realizada à superfície».

Ao Diário do Minho, o administrador dos TUB confirmou as opções. «Na Rua do Caires [Maximinos], o BRT vai ocupar as faixas centrais, não fazendo sentido manter-se o túnel. O viaduto da rotunda Santos da Cunha também não pode ser mantido, mas os nossos estudos de trânsito revelam que já tem pouco tráfego», afirmou Teotónio Santos.   

×