30 AGO 2025

O Governo aprovou, através de uma portaria que saiu esta sexta-feira, um apoio para a realização de obras urgentes para as áreas protegidas afetadas pelos recentes incêndios. O anúncio foi feito pela ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho que, após visita e análise aos prejuízos, apontou, no imediato, obras urgentes, e medidas estruturais, como a renaturalização das zonas ardidas.

«Estamos aqui numa missão de verificar o que se passou com as áreas protegidas, neste caso com o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG). Sai hoje uma portaria, finalizamo-la esta manhã, e será publicada ainda hoje [sexta-feira], exatamente de apoio às áreas protegidas», revelou Maria da Graça Carvalho, no Gerês, Terras de Bouro, após visitar zonas atingidas pelo incêndio que lavrou no concelho da Ponte da Barca e que se alastrou ao concelho vizinho de Terras de Bouro.

Segundo a governante, o «foco principal da portaria é a renaturalização, a recuperação de todos os ecossistemas, seja do ponto de vista da biodiversidade, da fauna e da flora, mas também das linhas de água».

Segundo Maria da Graça Carvalho, a parte das compensações, por perda de rendimento, na agricultura e no setor empresarial, está a ser tratada pelos ministros da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

A visita da Ministra foi acompanhada por responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente, do ICNF e do presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo.

×