Braga é o município do Norte que lidera o investimento público com apoios dos fundos europeus do Norte 2030. Desde o início da vigência do programa que destina 3,4 mil milhões de euros de fundos europeus aos 86 concelhos do Norte, o concelho de Braga já se comprometeu com investimentos públicos e em parceria com o setor público e associativo no valor de 48 milhões e 270 mil euros.
O maior esforço financeiro de Braga na concretização de novos investimentos não é acompanhado de igual forma pelos apoios financeiros europeus. O relatório da execução do Norte 2030 faz saber que, embora tenha investimentos de menos 18 milhões de euros que o Município de Braga, o Município do Porto já tem apoios garantidos do Norte 2030 no valor de 25 milhões e 750 mil euros.
O Município de Guimarães tem o segundo maior volume de investimento do Norte. Os oito projetos que viu aprovados pela CCDR-Norte para serem apoiados por fundos europeus representam um investimento de 33 milhões e 880 mil euros, sendo esse esforço financeiro público e associativo acompanhado de apoios financeiros no montante de 26 milhões 580 mil euros do Programa Regional do Norte, verba que corresponde ao segundo maior do Norte 2030 aos 86 municípios da região.
Viana do Castelo tem investimentos de sete milhões, Famalicão investimentos de 2,67 milhões e Barcelos de 3,99 milhões.