08 SET 2025

O executivo municipal de Braga analisa hoje uma proposta de Protocolo de Cooperação Interinstitucional entre a Comunidade Intermunicipal do Cávado, a Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho com vista a instruir a candidatura, implementação e dinamização do projeto do Polo Arqueológico do Cávado, em resposta ao Aviso NORTE2030-2025-15 – Rede de Polos Arqueológicos da Região Norte – Ação Piloto estruturante de gestão de espólios arqueológicos.

O Polo Arqueológico do Cávado será instalado no Convento de S. Francisco, freguesia de Real, tendo como promotor o Município de Braga e como gestora a Universidade do Minho.

A instalação e funcionamento do Polo Arqueológico do Cávado serão garantidos pelo Município de Braga, promotor do projeto e obedecerão a um Plano Funcional a elaborar em conformidade com o Referencial Técnico da Rede de Polos Arqueológicos da Região Norte, devendo este plano definir a organização dos espaços, áreas técnicas e serviços, circulação, acessibilidade, segurança, climatização, e demais condições infraestruturais.

×