A freguesia da Torre, em Amares, volta a ser palco, entre sexta-feira e domingo, dias 19 e 21 de setembro, da Festa da Broa. A iniciativa, que vai já na sua sétima edição, promete dar a conhecer as tradições rurais locais, com destaque para o ciclo do pão, onde a broa é “rainha”, mas não esquecendo o artesanato e o folclore.
A edição do ano passado foi um sucesso e, este ano, as expetativas estão em alta, até porque as previsões meteorológicas são favoráveis. Depois de ter recebido a visita de cerca de dez mil pessoas, a organização espera alcançar pelo menos este número e, se possível, duplicá-lo.
O lema desta festa é o pão, com especial destaque para a broa de milho branco e amarelo. «Todos os stands vão ter pão à venda e haverá dez fornos a trabalhar», salientou o presidente da União das Freguesias de Torre e Portela. Bolas de carne, de chouriça, de sardinha, mista, de bacalhau, de queijo e de chocolate, mas também bacalhau, naco, papas, tábuas com carnes e vinho da região compõem o rico cardápio, que tem a particularidade de conter somente produtos da terra.