Ricardo Rio esclareceu que o Município de Braga pretende reablitar o campo de futebol pertencente à Universidade do Minho, colocando-o ao dispor da comunidade educativa, da população em geral, das coletividades locais e da própria Junta de Freguesia.
O edil respondia ao pedido de esclarecimentos do deputado do IL, Bruno Machado, que questionara diretamente o executivo sobre a propriedade e a gestão do campo, argumentando que «depois de 40 campos de futebol que a nossa cidade construiu, é preciso ter dados para saber se Braga precisa de mais um campo de futebol».
Ricardo Rio esclareceu que o referido campo de futebol foi alvo de um acordo entre a UMinho e a Câmara Municipal, acordo esse que teve que ser recentemente revisitado porque no local onde seria concretizada a cedência, está previsto o atravessamento da linha do BRT, que irá impactar diretamente nessa parcela de terreno, estando ainda prevista a construção no local, por parte da UMinho, de um centro para transferência tecnológica, no âmbito da construção sustentável, que vai subtrair uma área do terreno na área.
Segundo o presidente da Câmara, o protocolo foi revisto nos últimos dias e será submetido à reunião do executivo do próximo dia 26 e depois também à reunião do Conselho Geral da UMinho para ficar legitimada a intervenção que o Município pretende realizar.
O edil reafirmou que o campo «é uma necessidade» e esclareceu que a gestão será feita, em primeira instância, pelo Município, sem prejuízo de que, depois, em articulação com a Junta de Freguesia, possa ser entregue a concessão para a gestão de um bar.