A Sol do Ave lançou, ontem, em Guimarães, o Ave Social Hub, o novo Centro para o Empreendedorismo de Impacto do Ave. A estrutura tem como objetivo catalisar o empreendedorismo de impacto social na região dos oito concelhos do Ave (Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela) através da capacitação, incubação e aceleração de projetos de impacto e desenvolvimento sustentável.
Aquele novo Centro para o Empreendedorismo de Impacto passa a ter espaço físico e a funcionar na sede da Sol do Ave, dando expressão ao programa Ave Social Hub, que tem como objetivo catalisar o empreendedorismo de impacto social na região do Ave, através da capacitação, incubação e aceleração de projetos de impacto e desenvolvimento sustentável.
A primeira secretária da CIM do Ave, Marta Coutada, apontou, ontem, como objetivo estratégico do novo Centro para o Empreendedorismo de Impacto do Ave «fazer da região uma referência nacional em inovação e empreendedorismo social». Um objetivo que, complementou a técnica Mafalda Cabral, será «uma caminhada que tem de ser feita com todos, porque é com todos os oito municípios que queremos trabalhar de forma igual e de forma a que possamos criar coesão para o nosso território» regional. Os responsáveis acreditam, ainda, que o Ave tem tudo para que projeto seja um sucesso. «Tem espírito empreendedor, tem tecido associativo do terceiro setor diversificado e dinâmico e ainda uma população jovem».