O Centro Social e Cultural Luso Ucraniano enviou ontem, para a Ucrânia, mais uma ambulância carregada de ajuda. A partida teve lugar no Parque da Ponte, junto ao Monumento “Centena Celestial”, depois de uma singela homenagem às vítimas da agressão russa, que contou com a presensa da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, e do vereador Altino Bessa.
A viatura, oferecida pe- la Associação Humanitária da Póvoa de Lanhoso, Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia daquela localidade, vai fazer chegar medicamentos e produtos médicos variados à cidade de Cherkazy, zona de retaguarda que apoia a linha da frente. Segundo explicou, Abraão Veloso, presidente daquele organismo, o material foi oferecido pelas instituições anteriormente referidas, às quais se juntaram outras entidades, farmácias e laboratórios. Para além de medicamentos, seguem para a Ucrânia produtos essenciais ao tratamento de feridas como sejam água oxigenada, cateteres, compressas e ligaduras, entre outros.
«É o que nos pedem mais: medicamentos e comida», explicou. Serão ainda enviados alguns pares de sapatos. A ambulância será conduzida para Cherkazy por dois motoristas, – Oleg e Dima – que deverão chegar na segunda-feira.
Com dez anos de existência, o Centro Social e Cultural Luso Ucraniano tem tido um papel ativo na angariação de ambulâncias e bens para a Ucrânia, que atravessa uma guerra. Para além de medicamentos e material de primeiros socorros, já foram enviados agasalhos, alimentos, material de aquecimento, roupa, calçado e ração para animais.