03 OUT 2025

«Uma bela, distinta e inesquecível maneira de se aludir ao Caminho de Santiago, a começar pelo nome – Ascensão, simplesmente». É assim que os Amigos do Convento se referem à escultura que no dia 19 de outubro, data em que se celebra S. Frutuoso, oferecerão ao Município de Braga, isto na perspetiva de a verem erigida em terrenos da antiga cerca do Convento de S. Francisco, que hoje servem de passagem aos peregrinos. Dignificar, pela arte, a umbilical ligação do sítio de Montélios ao surgimento do culto jacobeu figura, recorde-se, entre os objetivos da
iniciativa cultural.

Muitos foram os golpes que o escultor Mário Martins infligiu no alto e sólido bloco calcário, de uma tonelada de peso, para dele fazer nascer a obra de arte. Durante dias a fio deste verão, na sua casa – lugar onde fez questão de a enformar –, desbastou o artista a pedra, pancada a pancada, até que as feições da criação lhe «aqueceram o coração», como que à terra do Apóstolo Tiago tivesse arribado depois de uma longa e dura caminhada.

«Todos os pedaços de pedra que desprendi, dúvidas não tenho, foram passos que dei em direção ao meu desejado destino», enfatiza o artesão de Marinhas, Esposende.

×