A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende anulou o concurso público para a aquisição de serviços de elaboração do estudo prévio e do projeto de execução para a empreitada de construção do Novo Hospital de Barcelos, após ter sido levantada a suspensão da execução de um contrato público, com o mesmo objetivo, celebrado em 2010 com a Administração Regional de Saúde do Norte e a ARIPA – Ilídio Pelicano, Arquitetos, SA., que transitou para a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. com a extinção da ARS do Norte.
A decisão fundamentou-se nos benefícios para o interesse público, pois permite atingir o mesmo resultado num prazo substancialmente inferior, porque dispensa o período todo de elaboração do concurso público, que se desenvolveria durante pelo menos mais seis meses, e aproveita o conhecimento técnico já adquirido por um gabinete de arquitetura face às características do projeto, permitindo reduzir os prazos para a elaboração do próprio projeto de execução.
A decisão de anulação do concurso tem igualmente subjacente uma poupança significativa para o erário público, atendendo que a despesa com a execução do projeto não excederá os 2,25 milhões de euros. O concurso público lançado pela ULSBE tinha como preço base 4,7 milhões de euros.