O setor têxtil do Vale do Ave beneficiou de um impulso no sentido da digitalização através de um projeto de cooperação entre Portugal, Espanha e França, que agora é finalista dos Prémios Regiostars, distinção que reconhece os melhores projetos financiados pela política de coesão, na categoria “Uma Europa competitiva e inteligente”.
Trata-se do projeto DigiTVC – Digitalização da Cadeia de Valor Têxtil, que contou com a participação da Câmara de Famalicão e do CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário como parceiros institucionais, representando um investimento de 851.171,88 euros com financiamento de 638.378,91 euros do programa europeu Interreg Sudoe.
Em Portugal, foram realizados diagnósticos em empresas têxteis do Vale do Ave e implementadas ações-piloto de digitalização em processos produtivos e de gestão.
A coordenadora do projeto, Montse Ibañez, refere que «o DigiTVC ajudou a sensibilizar e a preparar as empresas da região para os desafios da Indústria 4.0, gerando um efeito demonstrativo que serviu de inspiração para muitas outras empresas do Vale do Ave».