12 OUT 2025

O desemprego registado nos concelhos de Vieira do Minho e Melgaço teve uma das maiores descidas confirmadas para o conjunto dos 86 concelhos do Norte.

Segundo o relatório “Norte Conjuntura” relativo ao segundo trimestre de 2025, publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a descida do desemprego em Vieira do Minho de menos 23,3 por cento, num período em que a média dos 86 concelhos do Norte registou uma descida de apenas 0,8 por cento.

No concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, o segundo trimestre de 2025 ficou marcado por uma descida do desemprego de menos 22,9 por cento.

Os 24 concelhos que integram as três sub-regiões do Minho – Alto Minho, Ave e Cávado – chegaram ao final do segundo semestre deste ano com 30 mil e 24 desempregados. Os dados publicados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte precisam que são os oito concelhos do Ave que têm mais desempregados inscritos nos Centros de Emprego, estando o número fixado nos 14 mil 193 desempregados.

Já os 10 concelho que integram a sub-região do Alto Minho chegaram ao final de junho com 5168 desempregados. Entre os seis concelhos da sub-região do Cávado, o desemprego também revela uma tendência de descida. A sub-região fechou o semestre com 10 mil 663 desempregados. As maiores reduções foram registadas no Ave (menos 4,6 %) e no Tâmega e Sousa (menos 4,2 %)».

×