A Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULS Alto Ave), que integra os concelhos de Guimarães, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Mondim e Vizela, atingiu, recentemente, um marco significativo ao realizar a sua 102.ª cirurgia robótica, consolidando-se como uma referência nacional e internacional na utilização da mais avançada tecnologia ao serviço da saúde e dos utentes que esta ULS serve. Trata-se, na visão dos administradores, de um reforço da «excelência cirúrgica» na região.
Em nota de imprensa enviada ao Diário do Minho, a administração refere que, desde a introdução da cirurgia robótica, a ULS Alto Ave tem vindo a expandir progressivamente a sua aplicação nas áreas de Ginecologia, Urologia e cirurgia geral permitindo intervenções mais seguras, precisas e menos invasivas para os utentes.
A ULS salienta que o programa de cirurgia robótica, iniciado há cerca de seis meses, tem proporcionado resultados clínicos muito positivos, traduzidos em menor tempo de internamento, recuperação mais rápida e redução das complicações pós-operatórias.
«Chegar à centésima primeira cirurgia robótica é um motivo de orgulho coletivo, para todos os profissionais desta Unidade local de saúde. Representa não apenas o domínio técnico das nossas equipas, mas também o compromisso da ULS do Alto Ave com a inovação e a qualidade assistencial», sublinha Pedro Cunha, presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Ave.