20 OUT 2025

A Avenida Central transformou-se, este domingo de manhã, numa imensa “mancha cor-de-rosa” e nem a chuva deu menos força à determinação dos milhares de pessoas que cantara, dançaram, caminharam e correram na edição de Braga da Race For The Cure, o maior movimento solidário da Europa na luta contra o cancro.

Tratou-se da maior edição de sempre da Race For The Cure consagrando Braga como o palco português de uma iniciativa que decorre em simultâneo com outras 22 cidades europeias, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio a quem vive com a doença.

Segundo Paulo Morais, presidente da Associação Rosa Vida, em Braga foram vendidos 3 mil kits para participar na iniciativa, o que representou um retorno de 30 mil euros inteiramente a favor de programas de reabilitação física e psicológica para apoiar doentes oncológicos.

Apesar de ser muito difícil determinar, com exatidão, quantos milhares de pessoas participaram efetivamente no evento, seria também impossível para quem passava no centro da cidade nesta manhã de domingo, ignorar a imensa multidão rosa, composta por famílias, equipas constituídas nas empresas e nas escolas (incluindo uma equipa de amigos composta por 400 pessoas). O evento contou ainda com a atuação dos Batalá Braga, que reforçaram a animação do evento, e com a presença das madrinhas Cláudia Jacques, Maria Luís Gameiro, Lisa Allen e Caroline Sikkenk.

×