O Programa Regional Norte 2030 tem aprovado o apoio a 47 projetos de ciência e inovação promovidos pelas universidades e institutos politécnicos da região.
Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, estes projetos representam um investimento que ultrapassa os 94 milhões de euros, que são comparticipados pela União Europeia em mais de 57 milhões de euros, no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Estes números foram avançados ontem na sessão “Norte 2030 – Ensino Superior na Inovação e Ciência”, que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
A sessão inseriu- se no âmbito dos apoios do Programa Regional Norte 2030, que visa aproximar a ciência e a inovação dos desafio concretos das pessoas e das empresas, promovendo a valorização do conhecimento como motor de desenvolvimento económico e social da região Norte.
Nesta sessão foi também assinado um protocolo que envolveu todas as universidades e politécnicos da região Norte que, segundo António Cunha, «visa, fundamentalmente, um trabalho maior de cooperação em rede destas instituições, seja em áreas de investigação, seja em áreas de ensino».
«Nós estamos num tempo que é de muita competição institucional e também de concorrência. Mas, esse tempo obriga a uma maior articulação e cooperação entre as instituições para encontrar sinergias necessárias para não estar a duplicar esforços», acrescentou.