A cidade de Guimarães foi escolhida para acolher o polo português da Confederação Europeia de Laboratórios de Investigação em Inteligência Artificial (CAIRNE), que junta mais de 27.000 membros de 487 instituições de 39 países. A nova valência quer reforçar Portugal no panorama internacional da área e estimular a investigação, o intercâmbio, o investimento e o desenvolvimento ético das novas tecnologias.
O polo situa-se no campus de Couros da Universidade do Minho e é coordenado por Paulo Novais. Este professor catedrático é também responsável pelo Laboratório Associado em Sistemas Inteligentes (LASI), que é o maior do país e une mais de 500 cientistas de carreira de 13 centros I&D em sete academias. O investigador Manuel Rodrigues, do Centro ALGORITMI, é o contacto nacional do “CAIRNE Guimarães”.
O polo português foi apresentado no II Encontro Anual do LASI, em Coimbra, e representa uma parte muito significativa da comunidade nacional de inteligência artificial. Agrega unidades de investigação das universidades Nova de Lisboa (CTS, UNIDEMI), de Coimbra (CIBIT, CISUC), de Aveiro (IEETA, TEMA), do Porto (LIACC, CMUP) e do Minho (ALGORITMI, IPC), a par dos politécnicos do Porto (GECAD, CISTER) e do Cávado e Ave (2Ai). A rede conta ainda com a presença de outras unidades de investigação e laboratórios portugueses.
“Este é um passo decisivo para o país consolidar o seu ecossistema e afirmar-se como ator internacional relevante na IA”, frisa Paulo Novais. “Esta rede europeia de excelência reconhece agora o percurso intenso de Portugal no setor e permite-nos acelerar a cooperação científica e tecnológica entre universidades, empresas e entidades públicas, além de contribuir para atrair visibilidade e investidores, apoiar projetos inovadores e sustentáveis que reforcem a competitividade da Europa e, também, valorizar continuamente os princípios da ética e da confiança”, sublinha aquele docente da Escola de Engenharia da UMinho e investigador do ALGORITMI.
A CAIRNE é uma associação sem fins lucrativos criada em 2018, com sede em Haia (Países Baixos) e polos em Bruxelas (Bélgica), Oslo (Noruega), Paris (França), Praga (República Checa), Roma (Itália), Zurique (Suíça), Saarbrücken (Alemanha) e agora em Guimarães.